quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Chumbos

Como é meu costume, todas as manhãs dou um avista de olhos pelo “Diário Económico”, quando chego aqui ao escritório (ok, ok, poupem os comentários vips!!!), e hoje enquanto fazia a minha primeira viagem de elevador quase que me ia dando uma coisinha ao ler nas gordas que o governo quer acabar com os “chumbos” até ao 9º ano!!!!!!!!

Ora bem, eu já fiquei parvinha quando o meu pimpolho foi para a primária e me disseram que ele a partir do momento em que entra na 1ª classe não chumba mais até chegar à 4ª classe…..
Claro, depois chegam à faculdade a dizer barbaridades e a escrever mal e porcamente!!!
Mas agora até ao 9º ano?!?!?


Desculpem os pais que concordam com isto (custa-me a crer que algum paizinho concorde mas enfim….), mas eu como mãe prefiro que o meu filho repita de novo um ano e aprenda mesmo as coisas, do que passe feito tontinho e a verdade é que nunca mais vai conseguir “apanhar o fio à meada”!!!!!

Eles dizem que querem arranjar meios de apoio compensatórios, blé,blé,blé, ok! Estamos em Portugal, boa?! Desde quando é que nós cá temos um sistema de ensino decente?!?!? Desde quando é que nós cá temos escolas e meios de educação como existem por exemplo na Suécia?!?!?!

Não temos! E aí é que está, NÃO TEMOS!!!!!

Temos umas escolas públicas que são uma vergonha, autênticos depósitos de crianças, sem condições, sem incentivos, com falta de professores e pessoal docente……

O que conta em Portugal são os privados…… eu tenho o meu filho no privado! Pago couro e cabelo, é um facto, mas ele tem todas as condições e mais algumas, não lhe falta nada, tem todas as actividades, é seguido de perto pela professora e as auxiliares nunca os deixam sem vigilância, porque para cada 5 existem uma!!!!!! E principalmente, porque eu tenho confiança do sitio onde ele está e sei que se acontecer alguma coisa ligam-me imediatamente.

Mas voltando à vaca fria, ao longo da minha leitura, deparei-me com o velho problema financeiro…. Ou seja, cada aluno que reprove tem um custo ao estado de 3.000€/Ano (custa-me um pouco a aceitar este valor mas enfim…), se reprovar 2 vezes passa para 6.000€ e por aí fora, ou seja e pelas contas deles acho que dava qualquer coisa como 700 milhões por ano ou lá o que era.

Mas isto estamos a falar do público, claro! Pois a taxa de chumbos no ensino público é de longe muito maior do que no privado…… hummmmm porque é que será?!!?

Ora se o estado se empenhasse em cativar os seus alunos, e em dar-lhes o que eles realmente precisam (ou seja, no fundo aquilo que eles têm nos privados!!!) os chumbos desciam drasticamente, logo o dinheirinho que eles tanto prezam continuava nos cofres deles!!!!!

Mas não! É mais fácil “criarmos” jovens parvinhos que qualquer dia até doutoramentos têm porque não se pode reprovar!!!!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Tamos em Portugal!!!! Tá explicado!!!

Que raio de país!!!!

Ouve lá, começa a ler a Caras de manhã, tá?! hihihihih

Beijinhos

isabelvieira

Daniela disse...

Concordo com tudo que disseste,excepto com o facto de (e desculpa a generalização) o Privado é bom e o Publico é mau!
As minhas filhas andam no Público, é verdade que podia ser melhor, principalmente quanto ao n.º de auxilares, mas em relação ao pessoal docente é um espectáculo: ensina muito bem, é exigente, obriga-os a ser organizados, mas com muito carinho à mistura.
A Pequenina saiu de um infantário privado e está no público e este é mil vezes melhor que o outro. Eu estava muito contente com o outro e quando a mudei, fi-lo cheia de medo, mas depois vi que fiz a melhor escolha.
Desculpa o testamento...

ML disse...

que salada mais sem sal!
Ainda n li a noticia, mas já ouvi alguns comentários... óh por favor!!!

Qt ás michocas do meu... olha, que as ponha nas meias ou debaixo do chapéu!

ka ka ka

beijos

Anónimo disse...

Vamos ter uma sociedade de ignorantes , é o que é.

Regra geral o Privado é melhor que o Público, mas já aprendi que não sítios nem pessoas perfeitas.

A barrigota continua redonda, como tem de ser?!

Anónimo disse...

Olha eu de manhã quando ouvi a notícia na rádio fiquei de boca aberta e pensei "mas onde chegamos? COmo querem passar os alunos até ao 9 ano... e depois? Que vai ser dos coitados que ficam emperrados ali..."

COmo sabes os meus também andam no privado e sinceramente enquanto eu puder é onde vão andar! Eu andei no privado e passei pelo publico e vi as diferenças, agora nota-se ainda mais. Há professores bons no publico mas tratados da forma que são e com as condições das escolas... qualquer um desmotiva!
Na noticia também fez referência que no geral o privado tem notas melhores que os públicos.

Eu cá estou contentíssima com o colégio dos meus, têm condições como referes da escola do teu pequeno e acho que é essencial para o desenvolvimento deles.

Só para terminar (tenho que manter a fama de testamenteira lol) os meus vizinhos tâm o filho (idade do meu mais velho) no público e no fim de semana tiveram a ver trabalhos de um e de outro e a Mãe do vizinho ficou de boa aberta com os trabalhos do meu matulão! Diz que o filho dela não faz nem metade do que exigem da escola do meu pequeno.... está tudo dito....

Jokas
Always_Mommy

Anónimo disse...

Ainda ontem falei nisso lá em casa...
Sabes o que vai acontecer??
Eles vão por ai fora até ao 9º ano e depois no 10º ano enche-se escolas com alunos e alunos e alunos que não tem capacidades para ali estar... e chumbam e chumbam e chumbam!!!!
Ahhh... ia esquecendo entretanto o estado vai fazer mais uma promoção.... até ao 12º ano não se reprova... quem quer??? quem quer???
E por aí fora ... e daqui a pouco temos na medicina, na arquitectura na engenharia "profissionais" que não o são e não percebem nada disto....
Qualquer dia vamos ao cabeleireiro e saímos de lá com o cabelo verde.... ora bem!!!!

Miga benditas as mães que podem pagar num privado... a sério!!! Eu não posso, os meus filho estão no estatal... e já viste que de vez em quando lá vem chatice....
Está tudo podre!!!!


Bjocas

Rute

Anónimo disse...

Epáaaaa, se houvesse disso no meu tempo, eu não tinha chumbado no 9ºano! Bolas, e eu que fiquei de castigo o verão todo....

...onde é que isto vai parar?
amordamae

Anónimo disse...

Indo directo ao teu ultimo paragrafo... Como é que achas que o Socrates tirou o curso!? O modelo é dele... Estamos tramados...

silvixana disse...

o que sera feito do meu filho quando entrar na escola ?????? isto ta bonito ta!!!!!!!